5 benefícios da automação no processo de beneficiamento de madeira

Redução de desperdício, aumento da produtividade e da qualidade da produção, são algumas das vantagens que o processo automatizado pode trazer

A adesão por tecnologias tem se tornado inevitável em quase todas as áreas e profissões. Dentre essas, o ramo de madeira também tem tido benefícios com as inovações, gerando muitas possibilidades para a indústria madeireira.

A automação está fazendo parte do cotidiano de diversas empresas, como por exemplo, as especializadas no beneficiamento de madeira, onde a tecnologia tem tido um papel fundamental para as operações. O uso de processos automatizados nesta área, permite ganhos efetivos, justamente por aumentar a produtividade, reduzir custos e riscos de acidentes.

Aumento de produtividade: Os equipamentos podem reduzir a mão de obra e ainda acelerar e aumentar o processo de beneficiamento, em uma linha de produção contínua. Ganhar em produtividade é sinônimo de vantagem competitiva, crescimento de receita e lucros e com a automação, as empresas que ainda beneficiam madeira com processos manuais, certamente não conseguirão competir com o mercado que busca produtividade e lucro.

Redução de acidentes: Com os processos automatizados, a mão de obra direta com os equipamentos de beneficiamento da madeira acaba sendo reduzida, já que são as máquinas que executarão as tarefas. Ou seja, o risco de acidentes com os colaboradores é reduzido o que traz vários benefícios para a empresa, além de manter uma produtividade constante no negócio.

Redução de desperdícios: Com a automação as empresas de beneficiamento de madeira conseguem ainda reduzir os desperdícios, já que não há perdas nos processos de corte e estocagem.

Melhoria da qualidade: A automação permite também um maior controle dos processos de produção, o que influencia de forma direta na eficiência e na aplicação da produção, garantindo um produto final mais adequado e de qualidade diferenciada em relação aos processos manuais. Com a tecnologia há padronização dos produtos (tamanho, espessura) e ainda um acabamento ideal.

Melhoria na gestão de processos: Com o uso de tecnologias e a soma de todas as vantagens já citadas, há melhorias gerais quanto ao gerenciamento de uma empresa. Poder controlar o tempo de produção e a quantidade mais precisa de estoques, passa a ser essencial na gestão e traz também mais garantia para o futuro da empresa.

Se você trabalha com o beneficiamento de madeira e pretende automatizar o processo e ficar um passo à frente da concorrência, a Máquinas OMIL pode te ajudar. Há 77 anos no mercado, a OMIL é especialista na produção de máquinas para o beneficiamento de madeira, que vão desde as plainas moldureiras até as serras múltiplas e alimentadores.

Acesse o site da OMIL e conheça a linha de produtos que ela tem a oferecer! Obtenha ganhos no seu processo produtivo com os equipamentos da Máquinas OMIL!

Fotos

Tags

Aguarde